Assinado em 25 de setembro de 2015 pelos governos dos 193 países participantes das Nações Unidas e aceito pela Assembleia Geral da ONU, o cronograma é composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Duradouros, ODS – enquadrados em um programa de atividades mais amplo, incluindo 169 metas ou objetivos , vinculados a eles, a serem realizados nas rodadas ambiental, econômica, social e também institucional até 2030.
Este programa não aborda todas as questões, mas representa uma excelente base comum para desenvolver um mundo diferente, além de oferecer a todos a possibilidade de permanecer em um mundo sustentável do ponto de vista ecológico, social e econômico.
Um desafio mundial
Os objetivos estabelecidos para o crescimento duradouro têm uma legitimidade global, preocupam-se e abrangem todas as nações e componentes da sociedade, desde os negócios exclusivos ao campo público em geral, da cultura civil aos detalhes e aos operadores da sociedade.
Os 17 Objetivos descrevem um conjunto de importantes problemas de crescimento que consideram de forma bem equilibrada as 3 medidas de crescimento duradouro – financeiro, social e ambiental – e objetivam acabar com a pobreza, combater a desigualdade, resolver o ajuste ambiental, construir culturas tranquilas que respeitem as direitos.
- agenda-2030-metas-desenvolvimento-sustentável-completo
- Objetivo 1: Derrotar a miséria
- Objetivo 2: Derrotar a fome
- Objetivo 3: Saúde e bem-estar e também bem-estar
- Objetivo 4: Educação de qualidade
- Meta 5: Igualdade de gênero
- Objetivo 6: Água limpa e também higiene
- Objetivo 7: Energia limpa e também de fácil acesso
- Objetivo 8: Emprego respeitável e desenvolvimento financeiro
- Objetivo 9: Empresas, avanço e também frameworks
- Meta 10: Diminuir as desigualdades
- Objetivo 11: Cidades e bairros duradouros
- Objetivo 12: Consumo e produção responsáveis
- Objetivo 13: Batalha contra o ajuste do ambiente
- Objetivo 14: Vida submarina
- Objetivo 15: Vida na Terra
- Objetivo 16: Paz, justiça e estabelecimentos sólidos
- Meta 17: Colaboração por Metas (1/2 – 2/2).
Veja os 17 Objetivos para o desenvolvimento sustentável.
A sustentabilidade não é simplesmente uma questão ecológica. 4 anos após a assinatura do Cronograma 2030, aumenta o entendimento na sociedade civil, no mundo empresarial, no governo nacional, nas administrações e na opinião pública, sobre a exigência de adotar uma abordagem incorporada, bem como medidas concretas para lidar com uma importante mudança de paradigma socioeconômico, as inúmeras e complicadas dificuldades ambientais e institucionais.
A execução do Programa 2030 precisa, na verdade, de um envolvimento sólido de todas as partes da sociedade, desde empresas exclusivas ao mercado público, da sociedade civil aos detalhes e operadores da cultura.
Técnica de Desenvolvimento Sustentável e monitoramento da Agenda 2030.
Todos os países são contratados para se dedicarem a especificar sua própria abordagem de crescimento duradouro que lhes permita atingir as metas estabelecidas, comunicando os resultados alcançados dentro de um processo coordenado pela ONU.
- Na verdade, cada país é avaliado anualmente na ONU por meio da atividade do Fórum de Discussão Política de Alto Nível (HLPF), que tem a função de avaliar o progresso, os resultados e os desafios de todos os países, bem como por grupos populares nacionais e mundiais. opinião.
- Além disso, uma discussão sobre a implementação da Agenda 2030 acontece a cada quatro anos na Assembleia Geral da ONU, na presença de Chefes de Estado e também de Governo: a primeira confirmação desse tipo foi realizada em setembro de 2019.
A Agenda 2030 na Europa.
Neste contexto, a União Europeia também se dedica à transposição e também à interpretação dos conceitos do Programa 2030 para o desenvolvimento sustentável. As modalidades de recusa dos fins a nível da UE pretendem constituir um indicador vital para os Estados-Membros no sentido final dos seus correspondentes objetivos críticos.
A Comissão Europeia, durante o discurso de abertura da sessão plenária do Parlamento Europeu presidida por Ursula von der Leyen (julho de 2019), ofereceu um rico programa de atividades para os próximos 5 anos, em que a vontade da União para atingir os Objetivos de Crescimento Sustentável, inclusive em conexão com o Acordo de Paris sobre Modificação do Meio Ambiente, e prepara o terreno para um método abrangente da UE para os anos de 2019-2024.