Terceira edição eletrônica do Guia de Vigilância em Saúde já pode ser baixada

Facebooktwitter

Foto: Reprodução Capa

24/06/2019

 

 

 

Revisões sobre epidemiologia, manifestações clínicas e controle de doenças transmissíveis nas mais de 700 páginas.

 

 

 

Por Redação*

Já está disponível a terceira edição eletrônica do Guia de Vigilância em Saúde (GVS), editado pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS).

De acordo com os editores da publicação, nas mais de 700 páginas foram atualizadas recomendações relacionadas às ações de vigilância em saúde presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de saúde Pública, unificada pela Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017.

Procedimentos relativos aos fluxos, prazos, instrumentos, definições de casos suspeitos e confirmados, funcionamento dos sistemas de informação em saúde, condutas, medidas de controle e demais diretrizes técnicas para operacionalização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde, fazem parte do guia.

Segundo os organizadores, para a revisão e atualização destes procedimentos, foram considerados o atual
cenário epidemiológico do país, o conhecimento científico disponível e as novas tecnologias incorporadas
pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e eventos de
importância para a Saúde Pública.

Os capítulos sobre febre amarela, febre do Nilo Ocidental, sarampo, sífilis congênita, sífilis adquirida e em gestante, rubéola, síndrome da rubéola congênita, hepatites virais e infecção pelo HIV e aids, são exemplos dessas atualizações.

A publicação é utilizada como parâmetro para as práticas dos profissionais de saúde, que devem estar sempre atentos às atualizações de versões eletrônicas que devem ser divulgadas pela SVS/MS.

 

* Com informações da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde (SVS/MS)

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.