Livro revela como empresas distorcem pesquisas para vender alimentos prejudiciais à saúde

Facebooktwitter

Marion Nestle, autora de “Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos”, é professora emérita da Universidade de Nova York

Foto: Divulgação

2/04/2019

 

 

Autora, que virá ao Brasil em maio, mostra evidências de como pesquisas são manipuladas para aumentar lucros.

 

Por Redação*

Marion Nestle está chegando ao Brasil no próximo mês. Referência mundial no debate sobre nutrição, a professora emérita da Universidade de Nova York lançará em maio o primeiro livro publicado no Brasil.  “Uma verdade indigesta: como a indústria de alimentos distorce a ciência sobre o que comemos”, publicado pela Editora Elefante, é um convite a desfazer a confusão instalada pela mistura entre marketing e ciência.

No livro, a chef de cozinha e apresentadora, Bela Gil, registra que Marion Nestle foi a primeira pessoa que abriu seus olhos para os interesses da indústria alimentícia. “Em nossa sociedade moderna, as pessoas estão buscando uma alimentação mais barata e rápida, optando por produtos ultraprocessados que a curto ou longo prazo acabam nos adoecendo, gerando lucro pras empresas e déficit nutricional para a população. Com muitos estudos pagos, resultados manipulados e profissionais da saúde inconscientemente corrompidos, criamos a noção de que cada um é responsável pelo o que consome, e de que as grandes corporações só estão aí para nos dar opção. Mas a verdade é muita mais indigesta. Neste livro, Marion mostra a relação de empresas alimentícias com estudos científicos para você conseguir se libertar das armadilhas da Big Food”.

Marion procurou e encontrou evidências, acumuladas ao longo dos anos pela indústria alimentícia de ultraprocessados, de como as pesquisas são manipuladas para aumentar lucros e prejudicar a saúde pública.

Longe de ser voltado apenas ao mundo acadêmico, o livro estimula o debate em toda a sociedade sobre as causas de nossas escolhas alimentares.

Na primeira quinzena de maio, Marion viajará por Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro para uma série de conversas. O livro e a vinda ao Brasil são uma iniciativa conjunta da ACT Promoção da Saúde, do Joio e da Editora Elefante.

Serviço:

Onde Marion Nestle estará?

7/05 – 18h
Universidade de Brasília

9/05 – 15h
Faculdade de Saúde Pública da USP

9/05 – 19h
Centro de Pesquisa e Formação do SESC
Bela Vista – São Paulo

13/05 – 14h
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)

13/05 – 19h
Blooks
Botafogo – Rio de Janeiro

 

* Com informações de O Joio e o Trigo

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.