Assim como não simplesmente no Brasil

0

A derrubada sistemática pelo governo federal Bolsonaro do histórico

E também extraordinário sucesso da reforma da assistência psiquiátrica no Brasil impacta a todos por se constituir em uma versão agressiva e significativamente difundida que incorpora a lógica extrema dos planos neoliberais de privatização da saúde e bem-estar com a retórica do risco. indivíduos com transtornos mentais, bem como aqueles que utilizam materiais psicotrópicos.

Este coquetel letal está causando um retorno dramático à “internação fantástica” como a única reação à variedade psicossocial, bem como às vulnerabilidades. 

  1. Historicamente, a reforma psiquiátrica brasileira acompanha o processo de retorno à liberdade, quando a tirania do exército cai e uma série de profundas reformas estruturais são introduzidas.
  2. A reforma psiquiátrica fez parte do processo de reforma do bem-estar total que levou, em 1990, à produção do SUS, ou seja, o Sistema Único de Saúde e Bem-Estar que garante a acessibilidade universal aos serviços de saúde.

Foi nesse ambiente de renovação e também de esperança que a Atividade dos Trabalhadores da Saúde Mental (MTSM), lançou esforços em todo o país para potencializar os problemas de internação e tratamento nos grandes manicômios brasileiros, e as péssimas condições em que os internos eram necessários.

O documentário de 1979 dos diretores Silvio Darin e Helvécio Ratton

Em Nome da Razão”, disparado dentro do manicômio de Barbacena, teve a capacidade de expor as desgraças e os sustos cotidianos exercidos pela psiquiatria.

O documentário de 1979 dos diretores Silvio Darin e Helvécio RattonNaqueles anos, o incipiente movimento reformista brasileiro também foi influenciado pela presença de Franco Basaglia (1) e de vários outros psiquiatras “vitais” do momento: no primeiro Congresso Brasileiro de Psicanálise, em 1978, Erwing Goffman, Thomas Szasz também aderiram ao aprimoramento a Franco Basaglia, Robert Castel e Félix Guattari.

Na década de 1980, o Movimento da Reforma Psiquiátrica se espalhou por todo o país e teve a capacidade de envolver usuários de serviços psicológicos que, provavelmente o único caso mundial, passaram a ser protagonistas muito enérgicos da reforma.

O movimento não apenas questionou as facilidades acadêmicas das técnicas de institucionalização, mas iniciou experiências transformadoras de efeito substancial (basta lembrar as experiências históricas de Santos, São Paulo e também Rio Grane del Sur).

A luta contra o manicômio muitas vezes assume fortes conotações políticas, pois naquela época praticamente cinquenta por cento dos manicômios brasileiros eram organizações pessoais que produziam ganhos significativos para um casal de proprietários, formado por muitos psiquiatras.

  1. A meta de conquista do hospital psiquiátrico acaba sendo central e passamos a desenhar o modelo alternativo de atenção centrado nos CAPS, os Centros de Atenção Psicossocial (2 ).
  2. A Declaração de Caracas, divulgada pelo mesmo e também pela Pan American Health Company, em 1990, declarava a necessidade de superar a sociedade asilar e as práticas e exercer uma excelente influência transformadora na psiquiatria brasileira.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here