Podcast | “Medicina em Debate” fomenta a batalha das ideias

Facebooktwitter

Foto: Reprodução

14/12/2018

 

 

Médicas e médicos de família seguem para quinto programa de rádio pela web, para falar de saúde

 

Por Thiago Henrique*

Lançado em novembro passado, o Podcast “Medicina em Debate” se propõe a ser mais uma ferramenta na batalha em defesa do Direito à Saúde e do SUS. O projeto, razoavelmente antigo, surgiu de um grupo de médicos e médicas de família dispostos a fornecer informação de qualidade tanto no aspecto técnico-científico, quanto no aspecto político. A equipe vem ganhando reforços nas últimas semanas, para conseguir dar conta da miríade de temas que são sugeridos diariamente pelos ouvintes.

O primeiro episódio do programa foi uma imposição da conjuntura: a saída forçada do Brasil dos médicos e médicas cubanas, após as declarações atrapalhadas de Bolsonaro, uma série de mentiras e afirmações equivocadas que inundaram as redes sociais. Isso tudo motivou a equipe a estrear na chamada “podosfera” com um episódio de quase uma hora sobre o Mais Médicos.

Nele, discutimos as polêmicas em torno dos salários dos cubanos, as mentiras em relação ao seu vinculo de trabalho e esclarecemos a parte estruturante do Programa Mais Médicos. Uma a uma, as mentiras foram desmascaradas. Recentemente retornamos ao tema, com um segundo episódio, para debater o momento atual e a propaganda enganosa acerca do preenchimento das vagas ociosas logo nos primeiros dias.

Com a formação do novo governo e o turbilhão de notícias ruins para a saúde pública, o “Medicina em Debate” se dedicou a abordar assuntos de teor mais político, como o perfil do novo ministro Luiz Mandetta (aliado dos planos de saúde), os rumos do Mais Médicos e uma entrevista com Veriano de Souza Terto, vice-presidente da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (Abia) repercutindo as falas do novo ministro que pretende rever a política brasileira de tratamento e prevenção ao HIV/Aids.

Porém, não abandonamos temas técnicos e informações sobre saúde e bem-estar. Afinal, a ideia é contribuir tanto com o público leigo quanto com os profissionais de saúde. Decisão clínica compartilhada entre médicos e pacientes e os impactos das políticas de austeridade  fiscal na saúde, serão abordados nos próximos episódios em formatos variados (giro de notícias, debates, entrevistas etc).

Como formato de comunicação dinâmica e cada vez mais difundida, o Podcast possibilita a interação, sem engessar um horário. É um programa de rádio no celular para ouvir quando e onde quiser, por meio dos chamados “agregadores”, a serviço da informação de qualidade e na defesa da saúde como direito social.

Portanto, aproveitamos a força da democratização da informação pela web, para oferecer mais um espaço de resistência onde a Saúde e a Ciência sejam debatidas de forma séria e comprometida com a vida das pessoas.

Quer ficar por dentro dos próximos programas? Então, siga o “Medicina em Debate” pelo twitter (@medicinaemdbt) ou entre no site (medicinaemdebate.com.br), para interagir com a equipe, enviar sugestões e engrossar o debate sobre a saúde pública.

 

 * Thiago Henrique é mestre em Saúde Pública pela USP, médico de Família e Comunidade, preceptor da Residência Médica em MFC de São Bernardo do Campo (SP) e integrante da Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares.

 

 

 

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.