Alimento é Saúde | Aprenda a fazer sorvete de Pitaya

Facebooktwitter

Além da Pitaya vermelha e da amarela (foto), a fruta pode ser encontrada na variação branca, de casca rosa e branca na parte interna

Foto: Pixabay

05/11/2018

A fruta do dragão, como também é conhecida, auxilia no combate de doenças cardiovasculares

 

 

Por Norma Odara, do Brasil de Fato

Originária da América Central e do México, a Pitaya é uma fruta de sabor doce e textura semelhante a do kiwi. Sua casca de aspecto escamoso lhe confere o nome de fruta do dragão. Ela é rica em cálcio, fósforo, vitamina C e auxilia no emagrecimento, quando combinada a exercícios e dietas balanceadas. É por isso que a fruta vem ganhando adeptos que a consomem das mais distintas maneiras: in natura, em sorvetes, sucos, geleias e até drinks.

De acordo com a nutricionista Andrezza Botelho a pitaya, que nasce de um cacto, possui ação termogênica, que acelera o metabolismo, auxilia na eliminação de gorduras e no controle do apetite.

Além disso, ela explica que a fruta pode ter aspectos diferentes, dependendo da espécie. “Existem três variações dessa fruta: a pitaya vermelha que é rosa avermelhada por dentro e por fora; a pitaya amarela, com casca amarela e branca por dentro e a pitaya branca, que tem casca rosa e é branca por dentro”.

A nutricionista clínica, especializada em comportamento alimentar, Bianca Costa, afirma que a casca da pitaya é rica em polifenóis, que são antioxidantes. Além disso, as sementes presentes na polpa possuem ácidos graxos essenciais, como o ômega 3, que auxilia na digestão e no combate à doenças cardiovasculares.

Bianca comenta ainda que a fruta tem poucas calorias e muita água. A cada 100 gramas de fruta 85,4 gramas são de água. A nutricionista recomenda o sorvete de pitaya para quem quer emagrecer e se refrescar, anote a receita:

 

Ingredientes

2 xícaras de polpa de pitaya

adoçante em pó a gosto

1 xícara de creme de leite light

4 claras em neve

Modo de preparo

Misture os ingredientes e coloque numa vasilha com tampa. Leve ao freezer por cerca de duas horas. Tire e bata com o auxílio de uma batedeira. Coloque no freezer de novo até a hora de servir.

Apesar de todas suas propriedades benéficas a Pitaya não é barata. O quilo da fruta pode ser encontrado a R$ 59,00 a variedade nacional e a importada a R$ 100,00.

 

Edição: Guilherme Henrique

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.