Ciclo de oficinas: Ervas sagradas e o autocuidado

Facebooktwitter

Foto: Arquivo Saúde Popular

4/09/2018

Curso, organizado em três módulos, propõe o cuidado à saúde, a partir do conhecimento, da energia e terapia contida nas ervas

 

Por Redação Saúde Popular

Da parceria entre o Balaio dos Sonhos, ateliê aromaterapêutico, idealizado pela Thaís Dourado, e a Casa da Guia, espaço de compartilhamento de saberes e cuidados em saúde popular, idealizado por Camilla Veras, nasce o ciclo de oficinas: “As ervas sagradas e o autocuidado”.

De acordo com as organizadoras, a iniciativa parte do estudo dos componentes das ervas, dos seus poderes energéticos e terapêuticos.

“O objetivo [com a] oficina é partilhar o conhecimento dos poderes fitoterápicos e fitoenergéticos das plantas, com as mulheres que desejam se apropriar dessa sabedoria ancestral, e também da utilização das ervas para seu autocuidado, próprio cuidado com a saúde”, explica a psicóloga Camilla Veras.

Os fitoterápicos são produtos feitos exclusivamente de matéria-prima vegetal, que possuem seus efeitos comprovados, bem como seus riscos.

Fitoenergéticos também se utilizam das ervas. Porém, ao contrário do uso comum delas, que visa tratar males do corpo físico, com as propriedades físicas da planta (nutrientes, etc.), esse tipo de tratamento utiliza as energias das plantas para que influenciem os corpos emocional, mental e espiritual das pessoas.

A aromaterapeuta Thaís Dourado, facilitadora, esclarece que as oficinas são direcionadas às mulheres que desejam entrar em contato com esta sabedoria ancestral e que almejam se tornar protagonistas do seu próprio cuidado.

O ciclo está organizado em três módulos, contemplando o contato e reconhecimento das plantas, o uso de fitoterapêuticos e óleos medicinais e produção de cosméticos.

A primeira oficina acontece no próximo dia 15, e as vagas são limitadas.

 

Serviço

Data: 15/09

Horário: 10h às 13h

Local: Barra Funda – São Paulo

Inscrições: [email protected]

Informações: (11) 94488-2163 (Camilla) e (11) 94903-2270 (Thais)

Valor: R$ 30 (ervas e lanches incluso)

 

Ciclo de oficinas: “As Ervas Sagradas e o autocuidado”

Módulo 1 – O contato com as ervas sagradas

– Como classificar as ervas

– A semiótica das plantas

– Os orixás e deuses regentes das ervas sagradas

– Colheita, secagem e armazenamento das ervas

– Banhos, defumações e limpezas dos nossos ambientes

 

Módulo 2 – O uso dos fitoterápicos e óleos medicinais no autocuidado

– Os chakras e os motores de nossa energia

– Nossos corpos e nossa saúde

– A benzedeira e curandeira – Segredos da Jurema

– Chás, tinturas, escalda pés e banhos de assento

– Óleos essenciais

 

Módulo 3 – Introdução a cosmetologia natural

– As ervas e os óleos essenciais nos cosméticos

– Como produzir de forma consciente sabonetes e máscaras com as ervas que temos acesso

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.