Violência obstétrica: parturiente relata o que sofreu quando perdeu seus dois filhos

0

“Escolhi relatar todo o processo do meu trabalho de parto para traçar a rápida evolução do trabalho de parto, denunciar a violência obstétrica que sofri e informar todas as futuras mamães.”

Reportagem de Ana Paula*, alvo de 9 tipos de violência física obstétrica.

  1. Tenho 21 anos e também sempre achei que não queria ser mamãe, então tomei anticoncepcional por muito tempo. Também tomando Elane 28 eu consegui esperando.
  2. No dia 20 de julho fiz o exame toxicológico assim como o resultado declarado. A partir daí, comecei a colaborar comigo mesma em como aceitar a maternidade, porque não foi planejada e nem prevista.
  3. Em 9 de agosto, no primeiro exame de ultrassom, com 9 semanas de expectativa, escutei 2 corações: gêmeos, 2 bolsas e 2 placentas. Fiz pré-natal no Posto de Saúde das Clínicas (SP) porque eram 2 filhos.

Com o tempo, comecei a aceitar muito melhor a maternidade. A cada exame de ultrassom eu caía muito mais loucamente com meus bebês. Logo comecei a senti-los. Comecei a planejar minha vida em torno deles; meu parceiro e também eu aluguei uma casa. Assim que descobrimos que havia dois meninos, começamos a planejar o chuveiro infantil.

Quando recebi uma proposta para fazer uma viagem a Fortaleza para participar de uma montagem que me interessava muito, perguntei ao meu ginecologista se podia. Como tudo estava indo muito bem, ela garantiu que a lancha fosse viajar. No dia 12 de novembro parti para Fortaleza com a passagem de volta marcada para o dia 18 do mesmo mês.

A viagem foi tranquila. No entanto, devido ao terceiro mês de maternidade senti desconforto nas costas reduzidas. E durante toda a viagem o desconforto continuou.

No dia 16 de novembro, pela manhã, tive um corrimento mais esbranquiçado e também rapidamente comecei a sentir uma cólica muito fraca em toda a minha barriga teimosa. Como eu já tinha sentido essa cólica e também o profissional me havia aconselhado que era regular devido ao peso das crianças, eu realmente não me preocupei. Eu investi o dia na cama.

À uma da madrugada, o desconforto aumentou um pouco. De 3 a 4 comecei a andar em sua casa onde permaneci assim como a dor foi aumentando. Acordei uma colega de quarto e pedi que ligasse para a equipe de saúde, que rapidamente veio me ver. Eu não suportava descansar ou relaxar. A equipe achou melhor visitar o centro médico.

Fomos ao Posto de Saúde Gonzaguinha de Messejana. Na obstetrícia havia a indicação “Centro de Parto Humanizado”. Fomos informados de que eu não poderia ser atendido, pois o posto de saúde não tinha água nem medicação. Chorei, pedi que simplesmente me analisassem. A enfermeira perguntou se eu estava em trabalho de parto e eu prontamente disse que não, eu tinha apenas 22 semanas e 4 dias. Ela ligou para o obstetra, que fez um exame eletrônico e também me disse que eu estava com 2 centímetros de dilatação.

Tentei manter a calma.

Eu tinha lido muito sobre estar grávida de dublês e também tinha em mente que muitas mulheres foram expandidas a partir do meio da gravidez – e mesmo depois disso levaram a gravidez a termo.

O médico me medicou e disse que preciso procurar outro posto de saúde com melhor estrutura.Saí de lá confuso e apavorado. Liguei para o meu acompanhante para que ele entendesse o que estava acontecendo enquanto eu ia ao posto de saúde seguinte.

  • Ao chegar no Hospital Geral de Fortaleza, fomos para a emergência obstétrica. Esperei 20 minutos para ser atendido, mas pareceu 2 horas. Senti um desconforto que não me deixava esperar sentado.
  • Fui atendida por uma médica e também por uma dona de casa (a quem certamente gostaria de saber o nome dela e agradecer por cada coisinha que ela fez. De agora em diante ela ficou ao meu lado regularmente).

Eles me levaram para a sala de ultrassom para ver como os bebês estavam: batimentos cardíacos ideais. O HGF não tinha as pílulas para dificultar o trabalho de parto que foram introduzidas nos vários outros hospitais, então o médico pediu ao meu acompanhante – que é médico – que fosse prontamente à farmácia para comprá-las.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here