Fiocruz sediará 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Facebooktwitter

Imagem: Reprodução/Facebook

12/06/2017

Lançamento do evento acontecerá no próximo dia 20, no campus da Fundação no Rio de Janeiro; objetivo é criar mobilização para assegurar condições políticas, logísticas e financeiras para a realização Congresso

Por Blog da Saúde, do Ministério da Saúde*

Em defesa da democracia e do SUS, o presidente da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), Gastão Wagner de Souza Campos, e a presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade Lima, estarão juntos no dia 20 de junho para o lançamento do próximo Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, o 12º Abrascão, a ser realizado no campus da Fiocruz no Rio de Janeiro.

Na ocasião, também será instalada a Comissão Organizadora Local do Congresso, que contará com a participação de Antonio José Leal Costa, diretor do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); de Aluísio Gomes da Silva Júnior, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal Fluminense (UFF), e de Gulnar Azevedo e Silva, diretora do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).

O mais importante evento da Abrasco pretende reunir professores, pesquisadores, gestores, alunos de graduação e pós-graduação de todas as áreas da Saúde Coletiva, como Epidemiologia, Ciências Sociais e Humanas em Saúde e Política, Planejamento e Gestão em Saúde, além das questões relacionadas à Ciência e Tecnologia em Saúde.

“Nosso próximo Abrascão acontecerá em julho do ano que vem, dentro do campus da Fiocruz, aqui em Manguinhos, no Rio de Janeiro. Pelo simbólico, pelo o que representa a tradição da Saúde Pública que começa com a vacinação, usando técnicas sanitárias contra a varíola, interferindo na vida da cidade. Queremos retomar este pensar a cidade, em nossa intervenção, pois enfrentamos agora vários problemas de degradação urbana e queremos combinar esta tradição e esta história da saúde pública com a renovação, e com os jovens da Abrasco, por isso pensamos num congresso aqui na Fundação Oswaldo Cruz”, explica Gastão.

“A realização do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva dentro do campus trará um sentido maior, político e de mobilização de toda a nossa comunidade” afirmou a presidenta da Fiocruz Nísia Trindade. As comunidade da Fiocruz e demais universidades estão sendo convidadas para participarem do evento do dia 20 no sentido de se mobilizarem desde já para assegurar condições políticas, logísticas e financeiras para a realização do 12º Abrascão.

História

O primeiro congresso da Abrasco aconteceu em 1986, no Rio de Janeiro, reunindo menos de duas mil pessoas no campus da Uerj e foi realizado logo depois da Oitava Conferência Nacional de Saúde. Sob o tema Reforma Sanitária e Constituinte: garantia do direito universal à saúde, o congresso foi realizado em setembro de 1986.

Na sua 8ª edição, o Abrascão voltou para o Rio de Janeiro, sendo realizado simultaneamente com o 11º Congresso Mundial de Saúde Pública. Os eventos aconteceram de 21 a 25 de agosto de 2006, na capital carioca sob o tema Saúde Coletiva em um mundo globalizado: rompendo barreiras sociais, econômicas e políticas.

Serviço:

Lançamento do 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Dia 20 de junho, terça-feira, de 10h às 13h

No auditório térreo da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz)

 

(*) Fonte: Vilma Reis (Abrasco)

Facebooktwitter

3 comentários sobre “Fiocruz sediará 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.