A falsa é…

Facebooktwitter

7- Pesquisas provam que pessoas que têm planos de saúde nunca usam o SUS. 

Na verdade mesmo pagando plano de saúde as pessoas frequentemente recorrem ao SUS. Inclusive cerca de 30% das operadoras de planos de saúde devem ressarcimento ao SUS por atendimentos feitos a seus usuários.

Os planos inclusive ainda não pagaram nem 1% do valor que devem à rede pública.

Os dados, de 2001 para cá, foram tabulados pela Folha a partir de planilha da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão regulador e responsável por exigir esse valor de volta ao SUS.

A cobrança ocorre todas as vezes em que a agência, por meio de cruzamento de dados do Ministério da Saúde, verifica que um paciente foi atendido na rede pública para um serviço que poderia obter na rede suplementar –ou seja, dentro do que foi contratado com o seu plano de saúde.

Desde 2001, quando iniciou o monitoramento, até julho deste ano, foram cobrados R$ 2,1 bilhões de ressarcimento ao SUS por esses atendimentos. Na prática, 40% desse valor não foi pago nem parcelado para recebimento futuro, o equivalente a R$ 826 milhões (em valores nominais).

Leia na íntegra aqui.

Facebooktwitter

3 comentários sobre “A falsa é…

  1. Sempre tive um bom atendimento no SUS.
    Acredito que há muitos lugares que, devido ao número excessivo de pessoas, ,o SUS não seja muito eficiente!
    É. Muita gente!
    Nas gestões do PT, houveram muitas melhorias.
    Remédio de uso continuo quase nunca faltava.
    As atendentes e médicos são bem preparados e solícitos!
    Tem um pouco de espera, é normal.
    Quanto a limpeza, onde eu frequento era tudo muito limpo.
    Falo “era”porque já tem seis meses que não vou fazer consulta, mas já está no tempo.
    Vou avaliar novamente.

  2. Concordo com todo o texto inclusive eu e minha família temos planos de saúde mas usamos mais o sua pois costuma ser melhor.

  3. É isso mesmo, todos nós usamos o SUS. As vacina contra a Febre amarela, H1N1 e outros programas mais sofisticados ,como: transplantes de órgãos e outros procedimentos importantes para a saúde da população. Vamos continuar a luta contra esse governo que pretende privatizar a saúde, a partir de Clínicas populares, com atendimentos de baixo valor, mas não conseguiriam assistir a pessoa que precisaria de um CTI e ou transplante de órgãos . Fora o incentivo aos Planos de Saúde cada vez mais caros! !!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.