Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo

Facebooktwitter

Vídeo conta a história de mulheres que unem economia solidária, cooperativismo, feminismo e agroecologia em iniciativas inéditas

08/02/2017

por Redação do Saúde Popular

Com edição de Beto Novaes e Cleisson Vidal e realização da Universidade do Rio de Janeiro, ”As sementes” apresenta quatro mulheres de diferentes estados que promovem ações pautadas na economia solidária, do cooperativismo, do feminismo, da agroecologia.

Neneide fala sobre empoderamento feminino e como  grupo “Mulheres Decididas a Vencer” passou a trabalhar com abelhas em um assentamento no Rio Grande do Norte. Izanete resiste ao agronegócio que ocupa extensas terras no Rio Grande do Sul, onde produz leite ecológico e pães para a merenda escolar.

Para Efigênia, horta é terapia e o trabalho na roça em Minas Gerais, independência. Maria dos Santos recorda lutas pela posse da terra e igualdade de gênero e contra a desnutrição nas áreas quilombolas da Bahia.

Assista na íntegra.

Facebooktwitter

22 comentários sobre “Documentário “As sementes” revela iniciativas que unem cooperativismo, agroecologia e feminismo

  1. Que bom mostrar estas iniciativas pois serve de estimulo e empoderamento para que outras mulheres que labutam mostram a sua contribuicao.

  2. Parabéns! Vídeo maravilhoso de empoderamento das mulheres, feminismo, agricultura familiar, agroecologia, respeito à natureza, etc. Deve ser amplamente divulgado e usado como ferramenta em processos educativos. Que possamos cada vez mais ampliar estes movimentos, apesar de todo retrocesso que atualmente estamos vivendo. Ver um vídeo destes nos dá esperanças. Abraços.

  3. Que coisa maravilhosa, eu adorei, elucidou muitas dúvidas que eu tinha sobre a agroecologia e olha que mistura especial: Feminismo, agroecologia, cooperativismo, tudo se intercala de maneira sublime e é apresentado em site sobre saúde popular, criado por um grupo de médicos ativistas! O mundo ainda tem jeito.

  4. Púbicação excelente.
    Parabéns a todas mulheres principalmente as que trabalham na área rural.

  5. Parabéns pelo trabalho! De fato, é preciso evidenciar cada vez mais o papel da mulher na construção da Agroecologia, enfrentando com coragem o capitalismo e o patriarcado, como vocês bem mostraram no vídeo. Somos parceiros, grande abraço!

  6. Bom demais! Fez-me sentir com esperança.
    Estou de visita ao Sul até dia 15. Será que consigo visitar a associação das mulheres daqui do RS?

  7. Parabéns para estas mulheres guerreiras que trabalham tomam conta dos filhos casa e lutam por uma qaulidade de vida melhor!!

  8. Parabéns mulheres maravilhosas! Assim me dá mais estímulos a voltar às minhas raízes que há muito deixei mas nunca esquecidas.Hoje estou inserida na Terrapia-Fiocruz, na culinária viva, com a meta da agroecologia, na Promoção da Saúde e do meio ambiente. Germinação de sementes é na essência, feminino. É a salvação do Planeta e do humano.
    Quero muito manter contato.
    Viva as Mulheres!

  9. Espetacular fiquei apaixonada pela garra e propósitos dessa guerreiras, mulheres valorosas, Que Deus abençoe a elas é suas famílias. Parabéns semeadores brasileiras!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.