SUS tem 75% dos pacientes, mas menos médicos

Facebooktwitter

28/12/2015

O coordenador do estudo Demografia Médica, Mario Scheffer, destaca que o Mais Médicos contribuiu para ampliar a atenção primária, mas há carência de especialistas.

Da Redação

Reportagem de hoje (28) do jornal Folha de S. Paulo mostra que, embora os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) correspondam a 75% da população, eles têm menos médicos à disposição que os do setor privado, que atende um quarto dos brasileiros.

Os dados são do estudo Demografia Médica, feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e divulgado em novembro deste ano.

De acordo com o coordenador do estudo, Mario Scheffer, o programa Mais Médicos contribuiu para ampliar a atenção primária, mas há carência de especialistas.

“Não há médicos especialistas na rede secundária do SUS. Estão todos em consultório. Por isso, as filas e esperas absurdas de meses para consultas e exames de especialidades médicas”, disse ao jornal.

Confira as reportagens na íntegra:

>SUS tem 75% dos pacientes, mas menos médicos

>Um quarto dos médicos não atende nenhum plano de saúde

Foto de capa: USP Imagens

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.