Seminário on-line da Rede HumanizaSUS aborda a experiência do VER-SUS

Facebooktwitter

08/12/2015

O Webinário, seminário na web, busca questionar a mercantilização da saúde, direito ao acesso universal à saúde e a participação pública.

Da Redação

A Rede HumanizaSUS promove nesta quarta-feira (9), às 10h, um Webinário, seminário on-line, para discutir a experiência projeto de Vivências e Estágios na Realidade do Sistema Único de Saúde (SUS), o VER-SUS. O programa reúne estudantes de graduação, pós-graduação e movimentos sociais para uma atividade de vivência para aprofundar o conhecimento da saúde pública. No debate, também serão abordadas as políticas públicas de saúde e educação no Brasil.

“Saúde e educação são direitos sociais públicos por definição constitucional no Brasil, e dever do Estado objetivando a igualdade – a partir da superação de desigualdades – no acesso a esses direitos por todos os cidadãos. Mas no contexto capitalista em que vivemos, direitos são transformados em produtos. Como garantir a universalidade destes direitos? Como constituir movimentos em defesa da saúde e educação públicas a partir das forças da juventude? Como lutar contra a reorganização de valores que contrapõe direitos públicos e privados?”, diz a chamada do evento.

Para falar do tema, os estudantes universitários Allan Gomes de Lorena, da Faculdade de Saúde Pública, e Renan Moser, da Faculdade de Pedagogia, que são, respectivamente, coordenador e vivente, do VER-SUS em São Paulo. Participará também a trabalhadora do SUS, Fernanda Soncini. Eles farão um bate-papo na internet com chat aberto, mediado pela médica e professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), Marilia Louvison.

No Webinário, os universitários irão compartilhar as experiências que tiveram no VER-SUS e nos movimentos de saúde e direitos dos quais fazem parte. Fernanda Soncini abordará os desafios da sua atividade profissional na saúde pública e como o estágio de vivência modificou o ambiente em que ela trabalha.

O debate ocorre das 10h às 12h na sala de eventos do site da Rede HumanizaSUS, neste link.

Conheça os convidados:

Marilia Louvison é médica sanitarista, professora da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, presidente da Associação Paulista de Saúde Pública – APSP

Allan Gomes de Lorena é sanitarista em formação pela Faculdade de Saúde Pública da USP, e faz parte da comissão VER-SUS/São Paulo

Renan Moser é estudante de pedagogia da Faculdade de Educação da USP, e participante do VER-SUS/São Paulo

Fernanda Soncini é referência técnica da república terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Mauá/SP

Saiba mais:

+ VER-SUS: estágio quer aproximar estudantes da saúde pública

 

 

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.