Seis fatores que podem aumentar o estresse

Facebooktwitter

02/11/2015

Psicóloga afirma que trabalho pode ser a maior fonte de tensões no dia a dia

Por Rafaella Dotta, do Brasil de Fato MG

A chamada “vida moderna” tem trazido uma série de problemas e estão levando a inúmeros estresses diários, afirmam especialistas. O trabalho pode ser o grande vilão dessa história, mas também é preciso ter cuidado com outros fatores, como uma dieta e até mesmo o álcool.

O que fazer?

“Não adianta tentar ‘curar’ a pessoa do estresse e deixar as causas de lado”, afirma a psicóloga Paula de Paula, da Pontifícia universidade Católica (PUC). Por exemplo, pode ser bom passar horas dentro de um ônibus fazendo palavras cruzadas, mas é preciso perceber que o transporte público é que precisa de melhorias, não o passageiro.

A psicóloga ainda explica que o estresse depende das condições de cada pessoa tem. “O trabalho é o que mais contribui pro estresse. Então, uma pessoa que vive com medo de perder o emprego ou que não ganha o suficiente pra sustentar a família, tende a ser mais estressado”, diz.

Buscando a origem

A psicóloga Paula de Paula indica que a pessoa faça constantemente uma análise de sua própria vida, procurando identificar se existe algum fator estressante. O conselho é tentar lidar melhor com ele, ou se afastar, se possível.

O site E-cycle organizou uma lista improvável de seis comportamentos que podem causar estresse. Quando a pessoa está infeliz e não pode comer a maioria das coisas de que gosta por conta de uma dieta radical, essa falta pode levar ao aumento do nível de cortisol. Outras coisas em excesso como café, álcool e exercícios podem aumentar também a pressão sanguínea, causando estresse.

12188366_878022735645112_1156033348_n

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.