Fala, doutor (a) – Como saber se uma pessoa está com anorexia?

Facebooktwitter

Tenho uma prima que pesa 50 kg e tem 1,60 de altura. Ela é bem magra, mas toda vez que a vejo está preocupada com o peso. Como saber se ela não está com anorexia?

Virgínia Silveira, 27 anos, vendedora.

Cara Virgínia, fique bem atenta pois a anorexia é uma doença grave, com índice de mortalidade de cerca de 20%. Entre as causas estão a predisposição genética, a pressão social e familiar por perda de peso, os padrões machistas estabelecidos que cultivam a magreza como forma de beleza e elegância. É comum que a pessoa que está anoréxica evite comer com a família e sempre invente uma desculpa. Também é possível notar se há emagrecimento muito rápido. Além disso, essas pessoas costumam fazer muita atividade física e mesmo magras se enxergam como gordas. É comum também terem depressão, pânico ou sintomas obsessivos. O resultado disso é a desnutrição extrema. Algumas pessoas precisam ser internadas para um tratamento mais eficaz. Caso seja esse o problema da sua prima, procure ajuda o quanto antes.

Fonte: Tablóide Brasil de Fato MG

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.