Em defesa da alimentação saudável, médicos populares participam da Feira da Reforma Agrária

Facebooktwitter

Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares realiza debate sobre o SUS e seus desafios no dia 25, às 10h, ; A Feira é promovida pelo MST e acontece entre os dias 22 e 25 de outubro, em São Paulo.

20/10/2015

Da Redação

Entendendo que alimentar-se é um ato político e intrínseco à saúde, a Rede Nacional de Médicas e Médicos Populares participa, no próximo domingo (25), da Feira Nacional da Reforma Agrária, que acontece no Parque da Água Branca, em São Paulo (SP).

A médica sanitarista, Ellen Rodrigues, e o médico de família, Thiago Henrique, ambos integrantes da entidade, participam, às 10 horas, do seminário “As conquistas do SUS e seus desafios” para discutir as demandas do sistema público de saúde e os avanços que ainda são necessários para entender a relação da saúde com os alimentos que vão para as mesas dos brasileiros, a grande maioria deles, com agrotóxicos. O debate contará também com a presença do secretário municipal de Saúde de São Paulo, Alexandre Padilha.

Alimentação

Diversas pesquisa tem mostrado que consumir verduras, legumes e frutas com agrotóxicos, ao contrário de benefícios, podem significar doenças a longo prazo. Alguém é envenenado por um agrotóxico no Brasil a cada 90 minutos, segundo o Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox).

Já de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 64% dos alimentos estão contaminados por agrotóxicos e o sistema DataSUS, do Ministério da Cultura, registrou 34.147 notificações de intoxicação por agrotóxico entre os anos 2000 e 2012.

Sendo o Brasil o maior consumidor de agrotóxicos do mundo – segundo o Ministério do Meio Ambiente -, a preocupação com este tipo de alimentação só aumenta. Oriundo dos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) de várias regiões do país, os alimentos orgânicos – que não utilizam agrotóxicos – são uma alternativa aos produtos vendidos na maioria dos supermercados.

Atividade

Mais de 500 agricultores, de 23 estados e o Distrito Federal, estarão presentes na 1° Feira Nacional da Reforma Agrária. As atividades acontecem no Parque da Água Branca, na Zona Oeste da capital paulista, entre os dias 22 e 25 de outubro. Shows, intervenções culturais, seminários e uma praça de alimentação com comidas típicas de cada região também fazem parte da programação.

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.