Chioro destaca avanços no Mais Médicos em cerimônia de despedida

Facebooktwitter

“A criação deste programa foi a medida mais corajosa já tomada na história da saúde pública em nosso país”, disse o ex-ministro ao entregar o cargo para Marcelo Castro (PMDB-PI), que assumiu ontem (6) o Ministério da Saúde

07/10/2015

Da Redação

O Programa Mais Médicos foi destaque na cerimônica de transferência de cargo do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro, para o recém empossado Marcelo Castro, deputado federal pelo PMDB do Piauí. O evento ocorreu nesta terça-feira (6), em Brasília (DF). “A criação deste programa foi a medida mais corajosa já tomada na história da saúde pública em nosso país”, disse Chioro.

Chioro fez um balanço das ações desenvolvidas no programa durante os meses a frente do Ministério da Saúde. Entre as medidas ressaltadas está o crescimento do número de médicos brasileiros que aderiram ao projeto.

“Hoje, um terço dos médicos do programa são brasileiros que passaram a acreditar no Mais Médicos, porque viram na iniciativa uma oportunidade para suas carreiras. Esta é uma grande vitória. O Mais Médicos, mais do que um programa de governo, é hoje uma política de Estado, uma conquista do povo brasileiro”, afirmou.

Em 2014, o programa contava com 14.400 médicos. Um ano depois, mais 4 mil médicos passaram a integrar o programa, atingindo o total de 18.240 profissionais. Atualmente, o Mais Médicos conseguiu ampliar o acesso ao cuidado de saúde na Atenção Básica a cerca de 63 milhões de brasileiros.

Ainda em seu discurso, Chioro elencou alguns desafios que o Mais Médicos ainda precisa enfrentar, entre eles, a atenção especializada. “Construímos a proposta do Programa Mais Especialidades para expandir o acesso em tempo oportuno a consultas […]. Iniciamos o processo de pactuação deste programa, que precisa agora ser aprofundado com o Conass, Conasems e com o Conselho Nacional de Saúde”, frisou.

Confira a íntegra do discurso.

Foto: Agência Brasil

Facebooktwitter

Um comentário sobre “Chioro destaca avanços no Mais Médicos em cerimônia de despedida

  1. Discordo, a medida mais corajosa no ministério da saúde foi a introdução dos medicamentos genéricos, que propiciou a milhões de brasileiros o acesso aos seus medicamentos a um preço mais acessível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.