Site do governo recebe sugestões da população para o SUS

Facebooktwitter

 

Plataforma “Dialoga Brasil” abre espaço à opinião dos cidadãos na formulação de políticas públicas em diversas áreas.

29/07/2015

Da Redação

A saúde é um dos quatro temas prioritários para debate na nova plataforma digital e interativa do governo federal, lançado ontem (28). O “Dialoga Brasil” vai receber críticas e sugestões sobre políticas públicas. O site é dividido em 20 programas dentro de quatro temas principais. Além da saúde, estão educação, segurança pública e redução da pobreza.

Na área da saúde, os participantes podem fazer comentários sobre sete programas: funcionamento dos postos de saúde, Mais Médicos, Mais Especialidades, Serviço de Atendimento Móvel e Urgência (Samu) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Aqui tem Farmácia Popular, Incentivo ao Parto Normal e Vida Saudável. Além de comentar, o participante pode apoiar propostas de outras pessoas.

dialoga brasil
Uma das proposta para o Programa Mais Médicos no Dialoga Brasil

Durante a cerimônia de lançamento, a presidenta Dilma Rousseff apontou que a idealização dessa plataforma surgiu a partir de experiências anteriores de diálogo com sociedade civil, o qual resultou em políticas sociais importantes, como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida, além do Mais Médicos.

“[O Dialoga Brasil] É a síntese de experiência bem-sucedida, em que as conferências, a participação popular, o contato com várias entidades, vários representantes da sociedade civil, enfim, com uma multiplicidade de atores e sujeitos, permitiu que vários programas fossem formulados”, declarou.

Para participar da plataforma, é preciso fazer um cadastro no site usando os dados pessoais das redes sociais, como Facebook e Google. Depois de passar por moderação, as ideias poderão ser compartilhadas pelas redes sociais. As mais votadas serão avaliadas e executadas pelo governo.

Mais Médicos

O processo de participação popular no Sistema Único de Saúde (SUS) que levou à formulação do Programa Mais Médicos foi destacado no discurso da presidenta Dilma Rousseff durante a apresentação da Plataforma Dialoga Brasil, que ocorreu ontem (29), em Brasília. Ela lembrou que havia grande queixa da população sobre a falta de médicos, não só nas pequenas cidades, mas também nas capitais. “Se alguém não tinha escutado isso antes porque não abriu os ouvidos”, declarou ao inaugurar a plataforma digital para discussão de políticas desenvolvidas pelo governo federal.

Após dois anos em execução, o Mais Médicos alcançou 63 milhões de pessoas que não contavam com atenção em saúde. “Nós escutamos muitas pessoas dizendo, vamos combinar, vamos abrir a oportunidade para trazer médicos estrangeiros e juntá-los com médicos brasileiros para começar esse imenso esforço que era garantir atenção básica de saúde. Essa proposta veio do processo de discussão dentro do Sistema Único de Saúde”, apontou a presidenta.

Bate-papo

Na próxima segunda-feira (6), às 11h, o Dialoga Brasil irá promover um bate-papo virtual com o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Para participar, é preciso fazer inscrição no próprio site.

Facebooktwitter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

São bem-vindas declarações que se proponham ao diálogo, defendam posições, que exponham ideias, dúvidas, sugestões e críticas. Não serão aceitos comentários sexistas, xenófobas, racistas, homofóbicas ou que contrariem princípios dos direitos humanos. A moderação também irá filtrar a comentários que incorram em crimes de ódio, incitação à violência e calúnia. Textos com propaganda comercial serão excluídos.