Um a cada três inscritos na última etapa do Mais Médicos não apareceu para trabalhar

0

Balanço atualizado do Ministério do Bem-Estar foi divulgado nesta sexta-feira (11), quase dois meses após a saída dos cubanos Ao criar *.

Mais de 1.400 especialistas cadastrados no Brasil e inscritos na segunda convocação do Programa Mais Médicos não compareceram nas cidades escolhidas. Este é o balanço do Ministério da Saúde lançado nesta sexta-feira (11). Dos 1.707 inscritos nesta etapa de escolha (de 7 a 10 de janeiro), menos de dois terços foram para os distritos selecionados.

As 620 vagas não preenchidas nesta 2ª fase contribuem para outras 842 que não foram preenchidas após o término da primeira fase, encerrada em 18 de dezembro. Isso corresponde a 17,2% das 8.517 vagas deixadas pelos médicos cubanos, que deixou o programa em 14 de novembro, em decorrência das declarações “ameaçadoras e humilhantes” do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL).

  • De acordo com o Ministério do Bem-Estar, o seguinte exige que o programa seja agendado para os dias 23 e 24.
  • Nele, brasileiros formados no exterior poderão selecionar comunidades de loteamento com o site do programa.
  • Nos dias 30 e 31 de janeiro, profissionais médicos estrangeiros certamente terão a possibilidade de acessar o sistema e selecionar locais com vagas em aberto.

Notificação.

O governo federal havia mencionado que em um mês preencheria as 8.500 vagas médicas deixadas por especialistas cubanos. A promessa, feita junto com o lançamento do edital de opção do Mais Médicos, em 20 de novembro, não foi verificada.

Inicialmente, a chamada buscava profissionais brasileiros, cadastrados no país, para carregar 8.517 vagas no programa. Destes, 5.968 foram finalizados na primeira etapa de matrículas. As 2.549 vagas ficaram após o fornecimento mais uma vez a médicos com diploma brasileiro na segunda fase de escolha, que subiu quinta-feira (10).

No dia 7, a médica cearense Mayra Pinheiro, secretária responsável pelo Mais Médicos do ministério, enviou uma mensagem de áudio solicitando aos profissionais médicos que não voltaram a Cuba que preencham um formulário.

O mapeamento certamente viria antes da criação de cursos de formação primária, sustentados pela Associação Médica Brasileira e também pelo Conselho Federal de Medicina, para submeter esse grupo a uma “nova Revalidação”.

Pinheiro, que em um vídeo de 2013 aparece xingando cubanos que desembarcaram no terminal aéreo de Fortaleza, informou aos profissionais médicos que o governo federal teve problemas para localizar todas as pessoas que continuaram no Brasil, além de chamá-los de “associados” e “manos”.

O profissional médico, que sempre questionou a capacidade técnica dos especialistas vindos de Cuba, na mensagem de áudio diz que o governo federal está pensando em editar e aprimorar uma medida provisória para garantir a permanência dos cubanos no programa que deveria se chamar Mais Saúde, mudando o Mais Médicos.

Várias outras ações.

  1. Nas próximas fases, as mais de 1.400 vagas certamente serão oferecidas a médicos com formação estrangeira – também sem que o cadastro seja revalidado.
  2. Brasileiros formados no exterior escolhem suas áreas nos dias 23 e 24 de janeiro. Depois, se houver empregos, os estrangeiros formados fora do país podem selecionar as cidades onde atuar, nos dias 30 e 31 de janeiro.
  3. De acordo com o Ministério da Saúde, 10.205 médicos brasileiros ou internacionais formados no exterior concluíram o cadastro para participação no Mais Médicos.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here